Francisco Leite

5,0
9,95 χιλιόμετρα

292 εμφανίσεις, 10 αποθηκεύσεις

κοντά στην περιοχή Carrascos, Braga (Portugal)

Neste trilho podemos visitar os moinhos do Castanheiro, de Pias, da Esperança e do Crasto. O percurso é efetuado por antigos caminhos rurais nas duas margens do rio Este, passando por duas pontes de origem medieval e um bosque de espécies autóctones.

Junta de Freguesia.

À fertilidade dos solos envolventes, que permitia o cultivo de cereais e azeitona, juntou-se a força motriz das águas do rio Este, dando a energia necessária para, do grão fazerem farinha e, da azeitona, fazerem azeite. Bom passeio.

Moinho da Castanheira.

Daqui, segue um pequeno ribeiro que ainda serve para regar alguns campos da freguesia e que, no verão, é dividido em dias alternados por diferentes proprietários. (Se estiver frio/molhado/geada, cuidado com o paralelo porque fica escorregadio). Não tirei foto ao Moinho das Pias (acompanhando o rio e abaixo da minha marcação) está logo à frente do lado esquerdo.

Quinta de Cerdeiras.

Já foi um dos grandes motores económicos de Priscos. Os campos agrícolas desta envolvente fazem parte da Quinta de Cerdeiras, uma das mais famosas da freguesia. Produzia cevada, centeio, feijão, trigo, milho e o melhor vinho das redondezas.
φωτογραφία

Casa da Ribeira e Moinho da Esperança.

É outra das principais propriedades agrícolas e patrimónios arquitetónicos de Priscos. Do outros lado da estrada existem umas ruínas que podem ser do Moinho da Esperança.

Ponte das Alminhas.

Esta ponte sobre o rio Este terá sido construída em finais da Idade Média, provavelmente no século XIV. As alminhas, terão sido construídas durante o século XVIII e, os azulejos, foram substituídos nos anos 70 do século XX. Normalmente, encontram-se junto a pontes e a cruzamentos, locais por onde se pensava que andariam as almas penadas.
φωτογραφία

Panorâmica do Lugar da Torre.

Daqui podemos ver grandes campos agrícolas junto ao rio Este.
Σταυροδρόμι

Mata Autóctone.

Um local bonito, fresco e relaxante.
φωτογραφία

Panorâmica do Lugar da Ramalhosa.

Building of interest

Presépio Vivo de Priscos.

Alminhas.

Ponte e Moinho do Crasto.