TRUKA

Ώρα  6 ώρες 5 λεπτά

Σύνολο σημείων 1008

Uploaded 18 Μαρτίου 2019

Recorded Μαρτίου 2019

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
1.145 m
652 m
0
2,8
5,7
11,32 χιλιόμετρα

314 εμφανίσεις, 14 αποθηκεύσεις

κοντά στην περιοχή Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Aproveitando o bom tempo que o mês de Março nos tem proporcionado, fomos visitar uma das zonas emblemáticas da serra do Gerês, muito apreciada por albergar no seu seio o tão conhecido Pé do Cabril. Com passagem obrigatória pela mata de Albergaria e Geira, arriscamos a trepada pela Costa da Varziela até aos altos daquele território, que dão pelo nome de - Alto da Varziela e Alto da Bemposta. Até lá, aparecem excelentes locais para apreciarmos os cumes mais elevados e observarmos a outra face, de paisagens já nossas conhecidas. O mesmo se pode dizer para os lados da serra Amarela. Com a manhã ainda uma criança, partimos da Portela do Leonte, passamos pelo curral de Leonte de Baixo, atravessamos o ribeiro de Água de Adega, e fomos evitando a estrada alcatroada que liga à Portela do Homem, até onde nos foi possível. Derivamos para a Geira Romana, e chegamos à ponte do rio da Maceira, em madeira, assente no que resta da alvenaria romana, em pedra almofadada. É deste local, que parte o carreiro que serpenteia a Costa da Varziela até ao cimo, mas é bom ir atento às voltas que vai dando, para contornar alguns obstáculos, pois tem troços que nos obrigam a pensar. De início ainda se vai ouvindo o murmúrio da água que corre no leito dos ribeiros, mas à medida que subimos, o silêncio vai ocupando o seu lugar. O sinal de que a trepada está a terminar, é dado pelo aparecimento de clareiras que vão deixando penetrar a luz do sol.
Num ápice, encontramos locais com grande visibilidade para a cumeada - Albas, Cantarelo, Carris de Maceira, Pé de Medela, Roca d´Artes, Corneda, Borrageiro... Da mesma forma para o lado da serra Amarela - Palheiros, " Carvalho 27 ", Louriça, Muro, Casarotas, alguns currais de Vilarinho das Furnas ... e por aí fora. Apetece ficar ali a saborear estes momentos únicos, que a natureza nos oferece.
Continuando pelo caminho de pé posto, atinge-se o curral da Varziela, com o forno em ruínas. Um belíssimo bosque rodeia aquele curral. Mais à frente, aparecem os Altos da Varziela e Bemposta, excelentes locais para curtir os píncaros serranos. Convém no entanto evitar subi-los com as rochas molhadas, parecendo-me este último, mais difícil de chegar ao seu topo. Prosseguimos até ao curral do Mourinho e tornamos a subir até passarmos junto ao Pé do Cabril, com o Rocas a tomar a dianteira para nos guiar na direção do curral do Prado, para, muito perto da nascente do regato que dá origem à cascata de Leonte, tomar a direção da portela, encosta abaixo. Atravessamos ainda o regato da Fonte do Escalheiro, continuando a descer por um apertado trilho que percorre a íngreme encosta, aos zigue-zagues. Deve ser complicado caminhar neste carreiro num dia de chuva. A mim, deu-me cabo da suspensão ! É uma constante desta serra. Por muito que a percorramos, tem sempre surpresas para nos mostrar, como a deste caminho até ao Leonte.

Distância real - 12,7 km / ~ 06H00 com paragens.
Cartografia - Folha 30 do IGE ( Germil - Ponte da Barca ) série M 888 Edição 2 - 1996 -
Escala 1/25.000
Currais da Varziela e do Mourinho.
Vistas para a Barragem e Prado Amarelo.
Vistas para a serra do Alto da Varziela e Bemposta.
Γέφυρα

ponte no rio da Maceira

ponte rio da Maceira
δέντρο

Costa da Varziela

Costa da Varziela
πανόραμα

miradouro natural

miradouro natural
κατάλυμα

curral da Varziela

curral da Varziela
πανόραμα

miradouro natural

miradouro natural
κορυφή

Alto da Varziela

Alto da Varziela
κορυφή

Alto da Bemposta

Alto da Bemposta
πανόραμα

Vista para Barragem V.F. e S. J. do Campo

Vista para a Barragem V. F. e S. J. do Campo
κατάλυμα

curral do Mourinho

curral do Mourinho
πανόραμα

vista para o Prado Amarelo

vista para o Prado Amarelo
κορυφή

Pé do Cabril

Pé do Cabril
χώρος στάθμευσης

Portela do Leonte

Portela do Leonte

2 αξιολογήσεις

  • Φωτογραφίες PQ@

    PQ@ 19 Μαρ 2019

    Excelente

  • Φωτογραφίες FranciscoJFC

    FranciscoJFC 20 Μαρ 2019

    Boa escolha, Truka. Afinal o trilho tapado na encosta de Varziela era um mito, e ainda bem .
    Obrigado por deste vez não ter colocado ninguém de "castigo"...

You can or this trail