j.jesus

9,1
18,28 χιλιόμετρα

1009 εμφανίσεις, 71 αποθηκεύσεις

κοντά στην περιοχή Casais Martanes, Santarém (Portugal)

Quem, pela A1, vem para norte, passada que seja a saída para A23, vê à sua frente o ecónoto arrife da Serra D'Aire. Esta grandiosa escarpa de falha define a transição entre o Maciço Calcário Estremenho e a Bacia Terciária do Tejo. Neste contexto encontram-se algumas das mais importantes jazidas Arqueológicas do país. Destas destacam-se as que estão ligadas à nascente do Almonda.
Várias vezes me desloquei a este lugar, não apenas porque me fascina mas também porque busco uma oportunidade de encontrar quem contribua para a minha escassa cultura relativa aos achados (sei que algures por aqui se situa a gruta da Aroeira onde João Zilhão e a sua equipa encontraram um crânio neanderthal com cerca de 40 mil anos e sei que são várias as jazidas, o que, de tão poucochinho que é, me envergonha).
Bem, comecemos então a descrever a caminhada porque se faz tarde...
Tarde era, de facto, quando começámos, o que, pelos kms que tencionávamos fazer, augurava um final já escuro. Parámos o carro no parque junto à fábrica 1 da Renova. O Almonda aparece aqui como se dentro da fábrica nascesse. Nasce por detrás e não chega decerto aqui como entrou. As notícias disso vão dando eco. O papel que vai limpar o "sim senhor" já sujou a água que corre neste belo rio. É pena que assim seja.
Os salgueiros sombreiam as águas que mostram o leito numa transparência de vidro colorido. É bonito mas não sendo bom deixa de o ser. Vamos à volta pela ponte, seguimos na direcção de Moinho da Fonte e, quando termina o asfalto, continuamos pela estrada de terra batida.
O cenário parece agora saído de um filme de suspence: um alto e velho edifício, janelas escuras com alguns vidros partidos, fiapos espalhados por todo o lado, aberturas sombrias sem portas, um ruído surdo e cadenciado que ressoa nas paredes desbotadas pelo tempo...
Chegámos à parte de trás da fábrica. Uma represa, em tons de verde esmeralda, está protegida por alta rede de arame. A rede barrava-nos a passagem mas a porta aberta convidava à aventura.
Um casal, com ar de quem vinha do banho, sobe por passagem ao lado. Nós entrámos e equilibrando-nos pelos muros da represa apreciámos o colorido da flora subaquática, as cachoeiras artificiais e o gigante painel fotográfico não entendendo a quem se dirige a publicidade. Saímos e enfrentámos o arrife. Um íngreme carreiro levou-nos encosta acima. A primeira jazida Arqueológica mostra os baraços de referenciação geometricamente dispostos em quadrículas sobre a área de prospecção. Mais acima uma construção recente envolve a gruta. Não tendo quem nos elucide ficámos sem saber se terá sido aqui que foi descoberto o crânio de Neanderthal com cerca de 40 mil anos. Havemos de voltar com quem nos possa iluminar o conhecimento. Entrámos com todo o cuidado e respeito. Afinal este é terreno sagrado.
Deixámos a gruta e subimos para o planalto. Dali até ao CISGA (Centro de Interpretação Subterrânea da Gruta do Almonda) é um labirinto de estreitos carreiros de Terra Rossa por entre aroeira, trovisco, carrasco, murta, zambujeiro, algumas oliveiras e pinheiros.
Os edifícios do CISGA estavam fechados. Ninguém por ali havia também que nos pudesse dar uma aula de espeleologia. Sabemos que por aqui se acede à grandiosa gruta por onde corre o Almonda antes de nascer (!!!). Esta é a gruta portuguesa com o mais longo conjunto de galerias. Mesmo que pudéssemos não teríamos tempo para a visitar. Voltaremos um exclusivamente para esse fim.
Seguimos então em direcção à serra. Atravessámos a estrada e entrámos num carreteiro ladeado de medronheiros, murtas e aroeiras. Por um estreito carreiro, onde os lapiás aparecem com frequência e exuberância, atingimos a zona da pedreira desativada de onde o panorama é de sonho. Avistam-se os campos da lezíria desde Abrantes a Santarém.
Não demorámos por termos ainda muito caminho para andar.
Logo ali tem início o "Trilho do Vale do Fojo". Este belíssimo trilho de montanha reveste-se de uma exuberante vegetação de arbustos arbóreos que fo

As cores que a água tem

O Almonda parece nascer dentro da fábrica. Damos a volta e encontramos a nascente. A água é transparente mas de um corrido de vitral.

Oliveira centenária perto do campo Arqueológico

φωτογραφία

Terreno sagrado. Por aqui viveram os nossos mais remotos antepassados

Carreiro na Terra Rossa

Todas as direcções e outras informações

φωτογραφία

Carreiro difícil. Cuidado onde pões os pés.

Por entre moitas e pinheiros

Esqueleto em decomposição

2,2 kms sempre a subir

Pela beleza do Vale do Fojo

Belos bancos para descansar

Atravessando o lapiás

Uma aberta para olhar para trás e ficar de boca aberta e alma cheia

Só falta metade da subida

φωτογραφία

O sol aqui não chega só lá em cima

Então vamos lá pró Vale Garcia

Descendo o Vale Garcia 1

Descendo o Vale Garcia 2

Descendo o Vale Garcia 3

O sol já passou para lá da Serra

φωτογραφία

A natureza cria formas bizarras

Os lapiás negros

O forno da call (?)

Mais lapiás

O sol já se põe

Que jardim bem cuidado

Quase noite cá em baixo

E pronto, anoitece mesmo.

• Φωτογραφίες rapariga caminhante

rapariga caminhante 1 Μαρ 2019

I have followed this trail  επαληθεύτηκε  View more