Moving time  3 ώρες 11 λεπτά

Ώρα  3 ώρες 50 λεπτά

Σύνολο σημείων 2554

Uploaded 23 Μαρτίου 2019

Recorded Μαρτίου 2019

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
923 m
453 m
0
3,7
7,3
14,61 χιλιόμετρα

702 εμφανίσεις, 36 αποθηκεύσεις

κοντά στην περιοχή Covelo do Monte, Porto (Portugal)

Foi uma agradável surpresa este percurso PR6 de Amarante "Rio Marão", um percurso com bastante sombra, bom para dias de calor e principalmente com bastantes pontos de interesse.
Apesar do percurso oficial inicial na aldeia de Ansiães e como é circular, nós optamos por iniciar junto à Pousada do Marão, na ponte do Rio Marão, na EN15 e perto da antiga unidade industrial "Águas do Marão" atualmente desativada, decidimos seguir o percurso no sentido contrário aos ponteiros do relógio para usufruir no final da melhor parte do PR, na minha opinião.
Assim, inicialmente, seguimos na margem do Rio Marão através de um bosque centenário, num trilho florestal de grande beleza, depois, sempre a descer, passamos por baixo da A4 e através de um antigo caminho medieval, seguimos junto à margem do Rio, depois, por entre algumas terras agrícolas junto ao Rio chegamos ao povoado de Ansiães, local onde se encontra a placa identificativa deste PR6 de Amarante, colocada na paragem de autocarro no largo junto à estrada principal.
Após passagem pelo painel identificativo, regressamos e junto à capela local viramos à direita e iniciamos uma subida dura com passagem pelos lugares de Eido, Peso e Coval. Depois de deixar o povoado, segue-se em caminho de terra batida por um bosque fabuloso até ao Viveiro de Trutas do Torno. A partir deste lugar fantástico onde tivemos o privilégio de uma visita guiada, iniciamos outra subida bem dura sempre junto a uma levada, que faz lembrar as levadas da Madeira, esta subida atravessa a EN15 e segue em direção às antigas minas do Ramalhoso, minas de estanho e volfrâmio, para mim o caminho até às minas é a parte mais interessante do percurso.
Após passagem pelas minas e quase no ponto mais alto do percurso, percorre-se um caminho florestal panorâmico em curva de nível próximo da cota dos 900 metros de altitude, sempre de frente para a Pousada do Marão e onde os matos de carqueja e urze, nesta época da primavera, começam a apresentar os tons de amarelo e violeta. Este caminho leva-nos até à casa do Guarda Florestal do Alto do Espinho e já bem perto da Estrada Nacional, onde iniciamos o percurso.
É um percurso moderado, pela dureza da subida até às minas, no entanto está muito bem marcado e identificado, o trilho está bem cuidado e, sinceramente, aconselho à realização deste PR por terras do Marão.

3 αξιολογήσεις

  • Φωτογραφίες João Marques Fernandes (CSM)

    João Marques Fernandes (CSM) 31 Μαρ 2019

    I have followed this trail  View more

    Trilho belíssimo! Para mim, o mais bonito dos vários PRs de Amarante. Muito bem marcado e muito bem desenhado. Deu-me muito prazer fazer este trilho. Obrigado pela partilha e informação, Carlos Pinto. Continuação de boas caminhadas!!

  • Φωτογραφίες CarlosPinto

    CarlosPinto 1 Απρ 2019

    Boas, João Marques Fernandes, de facto este PR para mim também foi uma agradável surpresa. Tenho seguido alguns dos teus trilhos e tenho de agradecer a partilha e parabéns pela descrições que fazes nos percursos, sempre muito claras e elucidativas. Boas caminhadas.

  • arnaldomartins 11 Αυγ 2019

    I have followed this trail  View more

    Muito bem sinalizado e trilhos limpos. Para principiantes dá para fazer por etapes.

You can or this trail