Mário Ramos

9,6
19,24 χιλιόμετρα

705 εμφανίσεις, 29 αποθηκεύσεις

κοντά στην περιοχή Vila, Viana do Castelo (Portugal)

O Trilho Castrejo percorre localidades da freguesia de Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, e leva-nos a conhecer a beleza das paisagens agrestes e a tipicidade do casario e campos agrícolas que estão semeados pelo seu traçado. Os aspectos sempre interessantes de arquitectura religiosa não podiam faltar neste passeio no Alto Minho.

Quero também destacar a singularidade e beleza da "Ponte Nova" ou "Ponte da Cava da Velha" que encontramos ao km 5,4, classificada como monumento Nacional.

Encontramos informação sobre este trilho no site do ICNF, onde podemos consultar e descarregar um folheto.
Esta mesma informação está também disponível no WalkingPortugal, com a respectivo folheto.

O traçado que aqui apresento está de acordo com o percurso oficial, com a excepção de uma extensão que fiz desde o cruzeiro de Anamão (km 10,5) até à Ermida de Anamão. São 1,5 km a mais, que julgo valer a pena...
Poderemos acrescentar ainda uma pequena visita ao castelo de Castro Laboreiro, a partir do centro da vila.

Existem marcações de percurso de Grande Rota ao longo de grande parte do percurso. A única informação que encontrei relativa a isto foi no blog Sudando Botas, onde o identificam como GR Trilho TransParque.

O trilho está sinalizado de forma satisfatória, mas as marcações podem nem sempre ser suficientes para uma orientação fácil e despreocupada.
O percurso pode apresentar algumas dificuldades quando percorrido em tempo de chuva. O troço entre o Cruzeiro de Anamão e a chegada ao lugar de Seara tem algum mato que dificulta a progressão.
A opção de encurtar o trilho entre os km 9,2 e 15,6 é apresentada claramente no folheto de apresentação do trilho, mas não há qualquer sinalização no local que nos informe desta possibilidade.
A cobertura florestal existe em poucas partes do trilho, pelo que a exposição solar é significativa.
Por estes motivos que enumerei, considero a Dificuldade Técnica como "Moderada".
A extensão do trilho, conjugada com um declive acumulado de algum significado dão a este trilho uma dificuldade física um pouco acima da média.

Boas Caminhadas!

Λίμνη

Represa (Charco de Gontamil)

Ποταμός

Σταυροδρόμι

Interligação com PR

Início do 'PR Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro'

Início do "PR Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro"