Mário Ramos

5,7
11,49 χιλιόμετρα

855 εμφανίσεις, 81 αποθηκεύσεις

κοντά στην περιοχή Vila, Viana do Castelo (Portugal)

Neste trilho podemos visitar o aglomerado populacional de Castro Laboreiro e alguma da sua envolvente, com destaque para a geografia, as actividades económicas de agricultura e criação de gado e também o seu património arquitectónico.

A Câmara Municipal de Melgaço apresenta este trilho num folheto disponibilizado no seu site. Lamentavelmente, trata-se de uma versão desactualizada, em que propõem um traçado em anel com início e fim junto do cemitério da localidade e em que se sobe até à Branda da Portela.
O novo traçado pode ser consultado no site do ICNF, onde apresentam um folheto, que podemos descarregar. Este novo traçado está de acordo com o que encontramos marcado no terreno e contempla dois anéis, interligados, com um formato comparável a um "número oito". Para além do anel já existente na versão anterior, também temos um segundo anel por zonas mais baixas, com a travessia do Rio Castro Laboreiro, a passagem em algumas zonas de campos agrícolas e a visita à Ponte da Veiga.
Este formato permite que se possa percorrer apenas a parte que seja mais do seu interesse, ou percorrer a totalidade em dois passeios distintos, se isso lhe fôr mais conveniente.

De quaquer forma trata-se de um trilho um pouco mais curto que o habitual, pelo que decidi prolongar o passeio e visitar um miradouro que tem vista sobre algumas cascatas no Rio Castro Laboreiro, para depois concluir com a visita ao Castelo de Castro Laboreiro. Acrescentei assim cerca de 3 km ao trilho oficial.

O PR Trilho Castrejo possui partes do seu traçado em comum com este nas zonas mais dentro da povoação, nomeadamente entre os km 0 a 1,0 e entre os km 4,6 a 5,0.

O trilho está sinalizado, com as marcações a serem suficientes para a orientação no trilho. É apenas necessário ter presente a configuração do trilho, "em oito".
O trilho segue maioritariamente por estradas utilizadas na agricultura e criação de gado. Não encontrei obstáculos difíceis de ultrapassar e o piso permite a progressão sem quaisquer dificuldades.
A cobertura florestal existe apenas parcialmente, pelo que a exposição solar é moderada.
Por estes motivos que enumerei, considero a Dificuldade Técnica como "Fácil".

Boas Caminhadas!

Pelourinho

Antiga Junta de Freguesia

Γέφυρα

Ponte. Rio Castro Laboreiro.

Posto de Turismo

Moinho

Ponte Velha

Junta de Freguesia de Castro Laboreiro

Πληροφορία

Placa de sinalização do antigo traçado do PR Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro

Interligação com PR Trilho Castrejo

Alminhas

Ponto de início do PR3 MLG - Trilho Castrejo

Σταυροδρόμι

Interligação com o PR Trilho Castrejo. Marcações de GR para NW e para SE.

Alminhas

Ponte da Veiga

Picnic

Antiga Casa do Guarda Florestal. Área de lazer do Campo das Veigas.

Ποταμός

Ribeira

Γέφυρα

Ponte. Corga do Porto d'Águas.

Pequena levada

Γέφυρα

Ponte de Porto dos Carros. Rio Castro Laboreiro.

Miradouro do Salto do Gato

κορυφή

VG de Castro

Building of interest

Castelo de Castro Laboreiro

κορυφή

Alto d'Adorreca

VG de Franqueira (Alto de Vido Sudoeste)

Fraga das Rúbias

Figura zoomórfica (Tartaruga, sapo concho de Castro Laboreiro)

Miradouro para o vale do Rio Castro Laboreiro

• Φωτογραφίες rjpmendes

rjpmendes 16 Σεπ 2019

I have followed this trail  επαληθεύτηκε  View more

Utilizei este trilho para conhecer Castro Laboreiro e sua envolvência, com excepção da subida ao início até ao Miradouro.
    Na generalidade é de fácil progressão e os Waypoints adicionados ajudam bastante.