Mário Ramos

Recorded Σεπτεμβρίου 2019

212,83 χιλιόμετρα

460 εμφανίσεις, 28 αποθηκεύσεις

κοντά στην περιοχή Ameijoeira, Viana do Castelo (Portugal)

GR50 GRANDE ROTA PENEDA-GERÊS

-- Pode consultar uma descrição em formato mais completo em documento separado --

Quaisquer que sejam os interesses de cada um, a visita ao Parque Nacional Peneda-Gerês vai sempre agradar e impressionar, seja pela sua beleza paisagística, o imenso valor ecológico ou a riqueza etnográfica das gentes que aqui se estabeleceram desde tempos imemoriais.

Podemos caracterizar de forma simplificada esta GR50 da seguinte forma:
- A globalidade da Grande Rota é um percurso longo, mas as etapas individuais propostas são relativamente curtas.
- Percorremos caminhos que, regra geral, permitem a progressão fácil, sem grande exigência técnica.
- As altitudes atingidas nunca são muito elevadas. Seguimos frequentemente a meia encosta e é raro encontrar subidas ou descidas difíceis.
- O percurso leva-nos por um misto de caminhos de pastores, estradas agrícolas ou florestais e ocasionalmente estradas asfaltadas e as ruas de aldeias. São poucas as incursões em zonas de verdadeira montanha e estamos sempre relativamente próximos de povoações.
- O traçado oferece-nos um misto de experiências, procurando o contacto com as aldeias, as suas gentes e o seu património, assim como a contemplação da paisagem: umas vezes mais selvagem, outras vezes mais moldada pela acção humana.

Como resultado final temos uma grande rota que procura agradar ao pedestrianista de nível intermédio e oferecer um conjunto de experiências diversificado e equilibrado.
Quem procura caminhadas mais exigentes e radicais não encontrará aqui grandes motivos de interesse.
No extremo oposto temos todos aqueles que não têm um mínimo de experiência a caminhar nestes trilhos, que poderão ser surpreendidos e passar por más experiências...

IMPLEMENTAÇÃO NO TERRENO

Para além da sinalização mais elementar do traçado estão a instalar algumas placas com informações sobre a etapa em causa, referenciação de pontos de interesse, enquadramento do local na etapa, disponibilidade de alojamento, restauração e outros serviços relevantes. Esta sinalização adicional valoriza bastante a grande rota.
Ainda não está disponível para o público a documentação com a apresentação da grande rota, a caracterização de cada etapa e os respectivos pontos de interesse. O site que indicam para informação sobre esta grande rota (www.walkingpenedageres.pt) ainda não está disponível.

ETAPAS

Etapa 18: Outeiro - Pitões das Júnias
Etapa 19: Pitões das Júnias - Tourém

INTERLIGAÇÕES COM OUTROS TRILHOS PEDESTRES OFICIAIS JÁ EXISTENTES

O Parque Nacional Peneda-Gerês já possui um conjunto significativo de trilhos pedestres de carácter oficial. Na sua grande maioria são trilhos sinalizados no terreno.
Uma grande mais-valia desta grande rota é a interligação que faz com muitos destes trilhos pedestres oficiais. Nas listagens seguintes temos os trilhos de que tenho conhecimento, apresentados pela ordem em que os encontramos quando percorremos a GR50 no sentido contrário aos ponteiros do relógio (ou seja, seguindo de Ameijoeira para Tourém).
Também elaborei um mapa onde poderão visualizar estes trilhos.

Trilhos com sinalização no terreno com que nos cruzamos ao percorrer a GR50
> PR3 MLG - Trilho Castrejo (etapa 1)
> PR Trilho interpretativo de Castro Laboreiro (etapa 1)
> PR Trilho Interpretativo de Lamas de Mouro (etapas 2 e 3)
> Grande Rota da Travessia da Ribeira do Minho (etapas 2 e 3)
> PR17 AVV - Trilho da Peneda (etapas 3 e 4)
> GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e do Soajo (etapas 3 e 4)
> GR2 AVV - Grande Rota de Montanha do Alto Minho (Etapa de Arcos de Valdevez) (etapas 3, 4)
> PR8 AVV - Trilho da Mistura das Águas (etapas 4 e 5)
> PR1 AVV - Romeiros da Peneda - Rota do Sistelo (etapas 3 e 4)
> PR2 AVV - Romeiros da Peneda - Rota do Soajo (etapas 3, 4, 5 e 6)
> PR2 AVV - Romeiros da Peneda - Rota do Soajo (ligação ao Mezio) (etapas 3, 4, e 5)
> PR3 AVV - Romeiros da Peneda - Rota dos Bicos (etapas 3 e 4)
> PR13 AVV - Trilho da Ribeira de Vilela (etapas 5 e 6)
> PR20 AVV - Trilho da Arqueologia (etapas 5 e 6)
> PR04 AVV - Trilho Interpretativo do Mezio (etapas 5 e 6)
> PR7 AVV - Caminhos do Pão, Caminhos da Fé (etapa 5)
> PR28 AVV - Trilho do Contrabando (etapas 6 e 7)
> PR1 PTB - Trilho dos Moinhos de Parada (etapa 7)
> PR Trilho do Penedo do Encanto (etapa 7)
> GR1 PTB - Grande Rota de Montanha do Alto Minho (Etapa de Ponte da Barca) (etapas 7, 8 e 9)
> GR34 Trilho Interpretativo da Serra Amarela (etapas 8, 9 e 10)
> PR5 PTB - Trilho de Entre-Ambos-os-Rios à Ermida (etapas 8 e 9)
> PR6 PTB - Trilho de Germil (etapas 9 e 10)
> PR5 TBR - Trilho da Águia do Sarilhão (etapas 11 e 12)
> Geira - Via Romana XVIII (etapas 11 e 12)
> PR11 TBR - Trilho Interpretativo das Silhas dos Ursos (etapa 12)
> PR6 TBR - Trilho dos Miradouros (etapas 12 e 13)
> PR3 TBR - Trilho dos Currais (etapa 13)
> PR14 TBR - Trilho do Sobreiral da Ermida do Gerês (etapas 13 e 14)
> PR14 Alternativo (etapas 13 e 14)
> PR1 MTR - Trilho do Pão, do Azeite e dos Miradouros (etapas 14 e 15)
> PR Trilho de Xertelo aos Poços Verdes de Cabril (etapa 16)
> PR4 MTR - Trilho do Rio (etapa 17)
> PR Trilho do Fojo da Portela da Fairra (etapa 18)
> PR Trilho de Santa Maria das Júnias (etapas 18 e 19)
> PR6 MTR - Rota do Contrabando (etapa 19)
> PR Trilho de Tourém (etapa 19)

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas", com recurso a GPS...) com que nos cruzamos ao percorrer a GR50
> PR Percurso dos Romeiros (etapas 1, 3 e 4)
> PR Percurso Lamas de Mouro - Peneda (etapas 2, 3 e 4)
> PR Percurso dos Bicos (etapas 5 e 6)
> PR Trilho da Serra Amarela (etapas 7 e 8)
> PR Percurso do Vale de Teixeira (etapa 13)
> PR Trilho da Vezeira (etapas 14 e 15)
> PR Trilho da Construção Popular (etapas 14 e 15)
> PR Trilho de Paradela (etapas 17 e 18)
> PR Trilho de Outeiro (etapas 17 e 18)
> PR Trilho do Planalto da Mourela (etapa 17)
> De Pitões das Júnias à Capela de São João da Fraga (etapas 18 e 19)

Trilhos com sinalização no terreno que não se cruzam com a GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR Trilho do Megalitismo do Planaldo de Castro Laboreiro (Rodeiro, Castro Laboreiro, Melgaço)
> PR Trilho do Curro da Velha (Ribeiro de Baixo, Castro Laboreiro, Melgaço)
> PR Trilho Brandeiro (Branda da Aveleira, Gave, Melgaço)
> PR Trilho da Branda d'Aveleira (Branda da Aveleira, Gave, Melgaço)
> PR Trilho de Santo António de Val de Poldros (Branda de Santo António, Riba de Mouro, Monção)
> PR Trilho do Caminho dos Mortos (Real, Merufe, Monção)
> PR6 AVV - Trilho do Glaciar e do Alto Vez (Porta Cova, Sistelo, Arcos de Valdevez)
> PR14 AVV - Trilho das Brandas do Sistelo (Sistelo, Arcos de Valdevez)
> PR24 AVV - Trilho dos Socalcos de Sistelo (Sistelo, Arcos de Valdevez)
> PR27 AVV - Trilho do Miradouro da Estrica (Sistelo, Arcos de Valdevez)
> PR18 AVV - Trilho Pertinho do Céu (Gavieira, Arcos de Valdevez)
> PR16 AVV - Trilho das Brandas da Gavieira (Rouças, Gavieira, Arcos de Valdevez)
> PR Trilho do Ramiscal (Vilela Seca, Cabreiro, Arcos de Valdevez)
> PR9 AVV - Trilho da Lombadinha (Lombadinha, Gondoriz, Arcos de Valdevez)
> PR15 AVV - Trilho de Ramil (Ramil, Soajo, Arcos de Valdevez)
> PR3 PTB - Trilho do Megalitismo do Britelo (Mosteirô, Britelo, Ponte da Barca)
> PR4 TBR - Trilho dos Moinhos e Regadios Tradicionais (Chamoim, Terras de Bouro)
> PR8 TBR - Trilho do Couto de Souto (Souto, Terras de Bouro)
> PR9 TBR - Trilho da Geira (Chorense, Terras de Bouro)
> PR1 TBR - Trilho da Cidade de Calcedónia (Covide, Terras de Bouro)
> PR2 TBR - Trilho do Castelo (Covide, Terras de Bouro)
> PR12 TBR - Trilho dos Moinhos de Santa Isabel do Monte (Monte, Terras de Bouro)
> PR7 TBR - Trilho de São Bento (Seara, Rio Caldo, Terras de Bouro)
> PR13 - Trilho da Barragem da Caniçada (Valdosende, Terras de Bouro)
> PR10 TBR - Trilho da Preguiça (Gerês, Vilar da Veiga, Terras de Bouro)
> PR5 MTR - Trilho da Ponte da Misarela - Entre Cávado e Rabagão (Sidrós, Ferral, Montalegre)

Trilhos sem sinalização no terreno ("orientação por mariolas" e com recurso a GPS) que não se cruzam com a GR50, mas que se situam próximos da região percorrida
> PR Trilho do Planalto de Castro Laboreiro (Rodeiro, Castro Laboreiro, Melgaço)
> PR10 AVV - Rota de Montanha Entre Brandas (Padrão, Sistelo, Arcos de Valdevez)
> PR12 AVV - Rota de Montanha Entre Fojos (Travanca, Cabana Maior, Arcos de Valdevez)
> PR Percurso do Pé de Cabril (Portela de Leonte, Vilar da Veiga, Terras de Bouro)
> PR Trilho de Leonte aos Prados (Portela de Leonte, Vilar da Veiga, Terras de Bouro)
> Camiño Previlexiado (Randín, ayuntamiento de Calvos de Randín, província de Ourense, Galiza)

POR FIM...

A visualização do trilho directamente na página do WIKILOC ou o download em formato KML resulta numa versão simplificada, com perda de muitos dos detalhes. Para uma versão fidedigna com a totalidade dos pontos disponíveis, descarregar em formato GPX.

Procure sempre reduzir a sua pegada ambiental, respeite os residentes, cumpra as recomendações de segurança e disfrute da beleza deste nosso mundo. Venha daí percorrer estes e outros trilhos que publiquei!

Boas Caminhadas!

Outeiro Alvo

Penameda Grande

Fraga das Pastorinhas

Peneda (Serra da Peneda, 1374 m)

Alto da Pedrada (Serra do Soajo, 1416 m)

VG de Guidão (1216 m)

Gião (Alto do Facho)(821 m)

Louriça (1369 m)

VG de Carvalhinha (1096 m)

Piorneiro

Gralheiras

6 αξιολογήσεις

montanhaescalada.com 16 Σεπ 2019

Parabéns pelo excelente trabalho!
    Este já o traçado final e oficial?
    Cumprimentos

• Φωτογραφίες Mário Ramos

Mário Ramos 17 Σεπ 2019

É o traçado que encontramos marcado no terreno.
    Ainda não publicaram a documentação oficial.
    Cumprimentos.

montanhaescalada.com 17 Σεπ 2019

Obrigado!
    Já está todo marcado? Tinha a ideia que ainda estava atrasado.
    Boas noticias

• Φωτογραφίες Mário Ramos

Mário Ramos 17 Σεπ 2019

Sim, está todo marcado (marcas brancas/vermelhas). Foi com base nessas marcas que percorri o trilho.
    Agora estão a instalar placas de sinalização e painéis informativos.
    Também ainda não conheço documentação oficial, e o site destinado a apresentar esta GR50 ainda não está a funcionar...

montanhaescalada.com 17 Σεπ 2019

Obrigado pelas informações e parabéns pelo trabalho em todos os percursos que disponibiliza.

• Sílvio Sampaio 2 Οκτ 2019

Seguimos 60km da GR50 (entre Pitões e Ermida) seguindo as marcas. Acabei de disponibilizar. Achamos o trajecto muito bonito, mas claro, não é montanha. É bom para levar família. E como não tínhamos um mapa da rota fomos seguindo as marcas, sem saber exactamente para onde levavam, e também perdemos as marcas algumas vezes, de que resultaram algumas pequenas adaptações da nossa rota comparando com a GR50. No nosso entender, o único reparo prende-se com a subida/descida ao atravessar o vale do rio Fafião. Achamos perigoso e a evitar. O que acha?