-
-
1.440 m
913 m
0
6,5
13
25,96 χιλιόμετρα

512 εμφανίσεις, 3 αποθηκεύσεις

κοντά στην περιοχή Corumbiara, Minas Gerais (Brazil)

Caminhada de treino. Levar poucos equipamentos.
Caso for pernoitar recomendo não levar barraca, preferência rede de nylon ou similar. Quanto mais leve estiver, melhor será a caminhada. Chapéu ou boné, protetor solar, roupas de frio, toalha, roupa de banho. par de meia extra, calçado apropriado, e orientação correta é essencial para esta jornada.
Escolha a época de frio ou que não chove, pois o trajeto se transforma em armadilha e pode ocorrer um grave acidente, sendo que o acidente leve acontece de fato.

O começo da caminhada é muito tranquilo (asfalto e pouca inclinação), até chegar no parque do Rola Moça, aí vem o primeiro obstáculo que é a subida da serra. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o tratamento de abastecimento de água de BH com o pessoal do parque, e abasteça seu cantil, porque encontrará água somente em Casa Branca.
Depois que chegar no topo da serra, seguir pelo asfalto até Casa Branca e então chegará ao segundo obstáculo: uma descida asfaltada muito perigosa íngreme, cheia de curvas e muito trânsito de veículos. MUITO CUIDADO COM OS CARROS.
Obs.: Já vi ciclistas pegarem um caminho lateral alternativo a esqyerda da estrada antes de chegar nessa descida, porém não conheço, não sei se é área particular e não sei se vai até o destino final.
Depois de descer este "zigue-zague mortal" (é realmente perigoso), segue a rua principal até chegar na praça central de Casa Branca (terminal de ônibus) e entrar a esquerda, sentido Cachoeira das Ostras.
Depois de subir a rua inclinada (a essa altura, uns 10 km andados, e pouco cansado), começa a trilha para a Cachoeira das Ostras. e o terceiro obstáculo: uma subida chata e muito inclinada até o topo da serra.
No topo tem a alternativa de ir na cachoeira seguindo em frente e descendo pelas pedras (mais cansativo que a subida), e água potável para reabastecer. Lindo local, porém de acesso complicado para a cachoeira (eu considero como o 4º obstáculo). Se tiver disposição pode descer e subir novamente, mas lembre-se que é a metade do caminho. :-)
Tente economizar água pois a caminhada no topo da serra não tem cobertura contra o sol, vento, chuva, e a noite pode ser traiçoeira em certos trajetos.
Depois de entrar na parte radical, onde não tem trilha, o caminho é pelas pedras e laterais da riachinho até chegar na queda d'água (não sei se tem nome), e suba o morrinho pra chegar na trilha de moto. Daí até o forte não tem água e nem cobertura pelo caminho, e chega a ser muito cansativo (já percorridos uns 20km), depois de caminhar bastante pelo alto da serra e pelas pedras do riacho.
Preparação é a chave nessa hora. Vai dar vontade de desistir quando avistar o grande morro que terá que subir.
O Forte de Brumado é patrimônio arqueológico e tem constantes pesquisas acadêmicas no local, daí a proibição do camping (corre o risco de ser multado), mas pode parar para descansar e tirar fotos.
O caminho continua pela descida até o riacho que leva a uma cachoeira, mas eu parei antes, um poço com cascata que existe descendo a corrente d'água. A cachoeira é muito bonita e pode se banhar. CUIDADO (pedras lisas e com líquen).

Não registrei a volta. Foi feita pelo caminho que leva do forte ao mirante, e de lá até o condomínio Retiro das Pedras (mais ou menos uns 4km ou 5km). Lá peguei o ônibus e voltei pra casa. :-)

Resumindo:
Trajeto total de 30km, Nível difícil para muito difícil. Recomendo prática em caminhadas em terreno rochoso e aquatrekking.
Waypoint

1ª entrada do parque Rola Moça

Waypoint

2ª entrada do parque Rola Moça / Estacionamento

Waypoint

sede do parque Rola Moça / CBMG

Waypoint

entrar na estrada de terra a esquerda na bifurcação

Waypoint

começo da subida

Waypoint

continuar pelo asfalto em frente

Waypoint

começo da descida forte para Casa Branca / MUITA ATENÇÃO AO TRÂNSITO DE VEÍCULOS

Waypoint

começo da subida forte

Waypoint

começo da trilha

Waypoint

praça principal de Casa Branca / final do ônibus

Waypoint

topo da serra / descida para Cachoeira das Ostras

Waypoint

descida e subida complicada / requer preparo físico dobrado

Waypoint

Forte de Brumado (ou forte de pedra, ou forte da moeda) / Proibido Acampar

Waypoint

acampei aqui ao lado da trilha do poço

Waypoint

o caminho fica muito complicado / não recomendado para iniciantes e despreparados

Waypoint

sem trilha / entrar na mata

Waypoint

seguir o leito do corrego

Waypoint

caminho muito difícil

Waypoint

caminho difícil / quase escalada

Waypoint

sair do leito do córrego antes da queda

Waypoint

entrar na trilha de moto à esquerda

Waypoint

neste ponto eu já estava exausto / muito puxado chegar até aqui

Waypoint

descida comprida

Waypoint

parei pra descansar bastante depois de mais de 20 km de trekking

Waypoint

linda cascata / vale a pena subir mais um pouco para vê-la

Waypoint

local serve pra acampar (1 ou 2 barracas), mas é local de trânsito de pessoas / parada

Waypoint

atravessar o riachinho para continuar a trilha

Σχόλια

    You can or this trail