-
-
167 m
22 m
0
2,1
4,2
8,45 χιλιόμετρα

995 εμφανίσεις, 0 αποθηκεύσεις

κοντά στην περιοχή Amendoeira, Lisboa (Portugal)

No Domingo seguinte à celebração da Páscoa (Domingo de Pascoela), o povoado de Santo Isidoro, no Concelho de Mafra, celebra a Festa dos Merendeiros, em honra a Santo Isidoro.

Esta tradição festiva está ligada a uma lenda, na qual o cenário histórico remonta ao início do século XVIII, por conta de uma terrível seca. As sementes, mirradas ou 'gelhas', no dizer local eram impróprias para o período de semeadura.

Mesmo assim, os camponeses semearam os pequenos grãos de trigo, sob promessa ao seu padroeiro Santo Isidoro de que se essas sementes germinassem e dessem uma boa colheita, nos anos seguintes fariam uma festa no dia do Santo, a 4 de Abril, e ofereceriam a cada um merendeiro a cada pessoa que fosse a Santo Isidoro.

A colheita foi boa e o povo, agradecido, cumpriu a sua promessa que até hoje ainda se mantém a tradição.



No início, cada lavrador levava os merendeiros que cozia em sua casa, dentro de carros de bois enfeitados até à Localidade de Santo Isidoro.

Quando chegavam a Santo Isidoro, davam três voltas à Igreja antes de se iniciar a missa, e no fim distribuíam os merendeiros após o sino tocar a terceira badalada.

A afluência do povo da freguesia e das freguesias vizinhas tornou-se muito grande, e como os lavradores eram poucos tinham de suportar muitas despesas.

A festa começa com a bênção dos pães. No ofertório os mordomos levam o seu saco de pão ao altar, como símbolo de oferta.

No fim da missa, todas as pessoas se reúnem no adro da Igreja e, ao soar a terceira badalada começa a distribuição dos merendeiros, nas três saídas do adro da Igreja.

Os pães benzidos e distribuídos não são para comer, são para serem guardados, estes duram sem apanhar bolor até ao ano seguinte da Festa!

View more external

Σχόλια

    You can or this trail