Ώρα  9 ώρες 50 λεπτά

Σύνολο σημείων 2146

Uploaded 16 Αυγούστου 2017

Recorded Αυγούστου 2017

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
2.221 m
1.330 m
0
4,8
9,5
19,02 km

2105 εμφανίσεις, 123 αποθηκεύσεις

κοντά στην περιοχή Trient, Canton du Valais (Switzerland)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

Tour du Mont Blanc (TMB) é um trekking que cobre uma distância de aproximadamente 170Km e com 10.000m de desnível acumulado. Falamos de uma experiência para recordar ao longo da vida… de um dos percursos mais belos e icónicos do mundo! De acordo com a National Geographic é uma viagem imperdível e que deve ser feita pelo menos uma vez na vida… Durante nove dias desfrutamos de paisagens magníficas e da grandeza deste local ímpar: paisagens de montanha, lagos, glaciares e os picos mais míticos desta emblemática cordilheira.

O TMB, percurso de tipologia circular, foi realizado de 29 de Julho a 6 de Agosto de 2017. Saindo de Les Houches (Chamonix), contornamos a totalidade do maciço do Monte Branco, passando por França, Itália e Suíça. As pernoitas foram realizadas em refúgios de montanha e parques de campismo.



8ª ETAPA TOUR DU MONT BLANC : TRIENT / CAMPING DU PEUTY - REFUGE DE LA FLEGERE

Oitava etapa do TMB com início em Peuty (Alt. 1326m) onde pernoitamos numa zona destinada a campismo, pertencente à Administration Communale de Trient, com alguns apoios básicos: wc, fonte e alpendre com mesas. Esta etapa tem uma variante por Col de Montets (Trient - Vallorcine - Buet - Col des Montets - Tré-le-Champ), nós optamos pelo traçado original do TMB (Trient - Peuty - Col de la Balme - Col des Posettes - Tré-le- Champ). Como todos os dias, para não perder o hábito, iniciamos a jornada a subir acima dos 2000 metros, desta vez o objetivo era o Col de Balme (Alt. 2191m) que faz fronteira entre Suiça e França. A subida faz-se por caminho ingreme em ziguezague que atravessa a parte arborizada do vale, depois o caminho suaviza ligeiramente ao sair do bosque, passa por Les Herbagères (Alt. 2036m) e continua num troço de terra que culmina no Col de Balme (Alt. 2191m). Desde este local as panorâmicas são magníficas: Aiguilles Dorées, Aiguille Verte, Les Droites, Aiguilles de Possets e Maciço du Mont Blanc. Paragem para o reforço da manhã. Neste local existe outra variante por Le Tour (Col de Balme - Chalet de Charamillon - Tour - Montroc - Tré-le-Champ), nós uma vez mais fomos fieis ao traçado original do TMB e seguimos por Col de Posettes (Col de la Balme - Col des Posettes – Tré Le Champ). Agora começamos a descer até Col de Posettes (Alt. 1997m) para voltar a subir até Aiguillettes des Posettes (Alt. 2201m) magnifica panorâmica de toda a cordilheira do Monte Branco. Desde este ponto voltamos a descer acentuadamente até Tré-Le-Champ, fustigando uma vez mais os joelhos com o peso da mochila de autonomia, mas lá nos aguentamos! Sem passar pelo centro de Tré-Le-Champ, atravessamos a movimentada estrada e voltamos a entrar numa densa floresta onde aproveitamos as suas sombras para realizar a pausa do almoço. Retomamos caminho novamente a subir acentuadamente até L`Aiguillette D`Argentiére (Alt.1893m) onde paramos algum tempo para apreciar a escalada da “Aiguillette” por vários escaladores no local. Continuamos o TMB, agora vencemos o forte desnível através de alguns lanços de escada metálica fixa à parede rochosa para alcançar Tête Aux Vents (Alt. 2150m). Aqui existe uma variante que passa pelo Lac Blanc, nós uma vez mais mantivemos o traçado original do TMB e seguimos os três quilómetros finais até La Flégère (Alt. 1877m) pelo caminho que passa por Chalet des Cheserys (Alt. 1998m), por La Chavanne onde já avistamos o Téléférique de La Flégère, o Refuge de La Flégère, local escolhido para a pernoita da jornada, localiza-se por de trás do teleférico.

FICHA TÉCNICA DA JORNADA
Data de realização: 5 Agosto 2017
Inicio: Trient (Camping du Peuty)
Fim: Refuge de La Flégère
Percurso: Peuty - Col de la Balme - Col des Posettes - Tré Le Champ - La Flégère
Extensão: 19 km
Marcha efetiva: 5:40 horas
Panorâmicas: em COL DE BALME vistas de Aiguilles Dorées, Aiguille Verte, Les Droites, Aiguilles de Possets e Maciço du Mont Blanc ; em TRE-LE-CHAMP vista da Aiguillette d'Argentière
Alojamento: Refuge de La Flégère

AS ETAPAS
1/9 TMB: LES HOUCHES(F) - LES CONTAMINES / CAMPING LE PONTET (F)
2/9 TMB: CAMPING LE PONTET (F) - REFUGE DE LA CROIX DU BONHOMME (F)
3/9 TMB: REFUGE DE LA CROIX DU BONHOMME (F) - RIFUGIO ELISABETTA SOLDINI (I)
4/9 TMB: RIFUGIO ELISABETTA SOLDINI (I) - RIFUGIO G. BERTONE (I)
5/9 TMB: RIFUGIO G. BERTONE (I) - RIFUGIO ELENA (I)
6/9 TMB: RIFUGIO ELENA (I) - CHAMPEX-LAC / CAMPING LES ROCAILLES (CH)
7/9 TMB: CHAMPEX-LAC / CAMPING LES ROCAILLES (CH) - TRIENT / CAMPING DU PEUTY (CH)
8/9 TMB: TRIENT / CAMPING DU PEUTY (CH) - REFUGE DE LA FLEGÉRÈ (F)
9/9 TMB: REFUGE DE LA FLEGÉRÈ (F) - LES HOUCHES (F)

TRILHA COMPLETA DO TMB
TOUR DU MONT-BLANC COMPLETO POR FENÊTRE D`ARPETTE

SITE OFICIAL
www.autourdumontblanc.com

1 comment

You can or this trail