Ώρα  7 ώρες 6 λεπτά

Σύνολο σημείων 1535

Uploaded 15 Αυγούστου 2017

Recorded Αυγούστου 2017

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
2.165 m
1.754 m
0
3,8
7,6
15,22 km

2132 εμφανίσεις, 165 αποθηκεύσεις

κοντά στην περιοχή Meyen, Valle d’Aosta (Italia)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

Tour du Mont Blanc (TMB) é um trekking que cobre uma distância de aproximadamente 170Km e com 10.000m de desnível acumulado. Falamos de uma experiência para recordar ao longo da vida… de um dos percursos mais belos e icónicos do mundo! De acordo com a National Geographic é uma viagem imperdível e que deve ser feita pelo menos uma vez na vida… Durante nove dias desfrutamos de paisagens magníficas e da grandeza deste local ímpar: paisagens de montanha, lagos, glaciares e os picos mais míticos desta emblemática cordilheira.

O TMB, percurso de tipologia circular, foi realizado de 29 de Julho a 6 de Agosto de 2017. Saindo de Les Houches (Chamonix), contornamos a totalidade do maciço do Monte Branco, passando por França, Itália e Suíça. As pernoitas foram realizadas em refúgios de montanha e parques de campismo.



5ª ETAPA TOUR DU MONT BLANC : RIFUGIO G. BERTONE - RIFUGIO ELENA

Quinta etapa do TMB com início no Rifugio Bertone (alt. 1989m), onde pernoitamos. O refúgio é um local privilegiado para, com os primeiros raios de sol, contemplar as magnificas panorâmicas sobre a cordilheira do Monte Branco. Saindo do refúgio começamos a subir por caminho de pé posto até Pre de La Saxe (Alt. 2025m), onde o caminho tem uma bifurcação: pela direita é a variante (Bertone - Tête Bernarda - Col Sapin - Pas Entre Deux Sex - Malatra - Bonatti); pela esquerda é o TMB original e mais comum (Bertone - A Lêche - Bonatti). Seguimos pelo trilho mais habitual, à esquerda, o caminho é agradável sem grande desnível, coincidindo com vários trilhos que baixam ao vale. As panorâmicas do maciço do Monte Branco são uma constante, o mais proeminente é o Grandes Jorasses. A meio caminho passamos por A Lêche (Alt. 1929m), continuando uma pequena baixada seguida de um pequeno ascendente chegamos ao Rifugio Bonatti (Alt. 2025m). Magnifico lugar, magnifico dia de sol, miradouro natural sobre grande parte da cordilheira… paragem para o reforço da manhã e claro está mais uns banhos de sol… a pausa foi longa, assim pedia aquele esplendoroso lugar! Quem gosta de um bom café é o local certo! O tempo foi passando rapidamente, era hora de voltar ao caminho, e assim foi… seguimos o TMB em direção a Arnouva (Alt. 2008m) e Val Ferret (Alt. 1780m), troço predominantemente a descer. Em Val Ferret, junto ao rio, fizemos a pausa para almoço, perto tínhamos o bar/restaurante Chalet Val Ferret. Forças recuperadas e estômago aconchegado seguimos caminho, inicialmente por estradão florestal até ao parque estacionamento de Val Ferret onde cortamos à direita, por um caminho de pé posto em direção ao refúgio, evitando assim o estradão e seguindo o traçado original do TMB. São os últimos 2,5 quilómetros da jornada, embora a subir vão sendo vencidos passo a passo até ao majestoso Rifugio Elena (Alt. 2054m), local escolhido para a pernoita desta etapa. É um refúgio privado com excelentes instalações, beliches individuais, armários, amplos sanitários e balneários, bom restaurante e comida de boa qualidade. A sua localização é extraordinária, encontra-se junto ao Grand Col Ferret, no seu cume de 2537m de altitude separa Italia da Suiça.

FICHA TÉCNICA DA JORNADA
Data de realização: 2 Agosto 2017
Inicio: Rifugio G. Bertone
Fim: Rifugio Elena
Percurso: Rifugio Bertone - A Lêche - Rifugio Bonatti - Arnouva - Val Ferret - Rifugio Elena
Extensão: 15 km
Marcha efetiva: 4:25 horas
Panorâmicas: em BALCONATA vista de Col de la Seigne, Aiguille Noire e Grandes Jorasses
Alojamento: Rifugio Elena

AS ETAPAS
1/9 TMB: LES HOUCHES(F) - LES CONTAMINES / CAMPING LE PONTET (F)
2/9 TMB: CAMPING LE PONTET (F) - REFUGE DE LA CROIX DU BONHOMME (F)
3/9 TMB: REFUGE DE LA CROIX DU BONHOMME (F) - RIFUGIO ELISABETTA SOLDINI (I)
4/9 TMB: RIFUGIO ELISABETTA SOLDINI (I) - RIFUGIO G. BERTONE (I)
5/9 TMB: RIFUGIO G. BERTONE (I) - RIFUGIO ELENA (I)
6/9 TMB: RIFUGIO ELENA (I) - CHAMPEX-LAC / CAMPING LES ROCAILLES (CH)
7/9 TMB: CHAMPEX-LAC / CAMPING LES ROCAILLES (CH) - TRIENT / CAMPING DU PEUTY (CH)
8/9 TMB: TRIENT / CAMPING DU PEUTY (CH) - REFUGE DE LA FLEGÉRÈ (F)
9/9 TMB: REFUGE DE LA FLEGÉRÈ (F) - LES HOUCHES (F)

TRILHA COMPLETA DO TMB
TOUR DU MONT-BLANC COMPLETO POR FENÊTRE D`ARPETTE

SITE OFICIAL
www.autourdumontblanc.com

1 comment

  • SimpleTrekker 18 Αυγ 2017

    Magnifico trekking! Obrigado pela partilha!

You can or this trail