Hélio Jr

Uploaded 21 Δεκεμβρίου 2016

Recorded Δεκεμβρίου 2016

13276 εμφανίσεις, 609 αποθηκεύσεις

κοντά στην περιοχή Ouro Preto, Minas Gerais (Brazil)

Caminho Velho completo, feito em dezembro de 2016 (após uma semana de fortes chuvas), a bordo de um Suzuki Grand Vitara 2002, original (somente com pneus AT). Sol durante a maior parte da rota, com chuva apenas no fim do segundo dia (na Serra da Mantiqueira). Dirigimos somente durante o dia, finalizando sempre no começo da noite. Dormimos o 1º dia em Tiradentes e o 2º em Passa Quatro.

Recomendado para qualquer viatura 4x4 ou para os que desejam fazer de moto (trail ou big) no modo "light". No período chuvoso é essencial que a viatura possua caixa reduzida. Na seca acredito que qualquer 4x4 passe.

Muita terra em MG, muito asfalto em SP e muitas curvas no RJ.

Tentamos ao máximo passar pelo trajeto original fornecido pelo Instituto Estrada Real, mas alguns trechos só são transponíveis a pé, de bike ou moto (estilo trail ou bigtrail). Listamos os trechos intransponíveis (todos informados por waypoints):
1 - "Suvaco da Glaura", entre São Bartolomeu e Glaura;
2 - Fazenda em Pequeri, porteira trancada, acesso permitido somente a pé, cavalo ou bike;
3 - Plantação de eucalipto após Lagoa Dourada, não sabíamos se havia estradas no trecho (provavelmente a passagem era por trilha), então entramos na primeira saída à esquerda após o marco;
4 - Saída de São João del Rei, saímos pela BR-265 e seguimos até Rio das Mortes pelo asfalto, já que é preciso cruzar o dique de uma represa (não há informação de estrada no trecho);
5 - Trecho entre Santana do Capivari e Itamonte, próximo a granja. Não é possível seguir pela estrada que leva a Cachoeira do Coura, já que não há passagem para cruzar o rio.
6 - Garganta do Embaú, não é possível descer pela trilha até o final;
7 - Após Passa Vinte, seguir pelo asfalto, já que a ponte de acesso a Vila Embaú caiu e não é possível cruzar rio.

Diversas cidades, distritos e povoados pelo caminho, quase sempre com sinal de celular, não há um trecho que seja totalmente "isolado". Dá pra ser feito tranquilamente em uma viatura, desde que a mesma esteja em boas condições e não prestes a dar pau.

A velocidade média gira em torno de 25-30km/h, 3 dias é o mínimo possível para fazer a rota e pouco se aproveita pelo caminho. Reserve mais tempo, ao menos 4 dias (sem contar a volta). Com muita chuva durante o percurso considere uma velocidade média menor. Na região sul de Minas a terra vira um barro liso com chuva, atenção nos aclives e declives (que são muitos!).

Dentro das cidades "maiores" os marcos da Estrada Real somem, o melhor é se orientar pelo tracklog nesses trechos. Lembrando que o trajeto foi feito saindo de Ouro Preto, caso o faça no sentido contrário, tenha em mente que há algumas mudanças, principalmente pelas questões de retorno e mão/contramão, mas nada que prejudique a navegação.

Alguns trechos offroad são bem interessantes e requerem alguma técnica/experiêcia, são eles:
1- travessia de córrego após São Brás do Suçuí, as margens são formadas por uma terra bem mole, tivemos que fazer algumas tentativas pra sair de lá;
2- trecho de fazenda após Rio das Mortes, não há um caminho "batido", atenção com os pequenos camaleões, um pequeno trecho erodido e os buracos (perdemos a saia lateral da viatura em um desses buracos);
3- trecho entre Cruzília e Baependi, passa por alguns circuitos de mountain bike, com direito a algumas descidas com diversas erosões e valas;
4- trecho entre Caxambu e São Lourenço, com direito a algumas subidas com solo bem pedregoso.

O Caminho Velho é uma excelente roteiro com atrativos históricos e naturais, sem falar nas paisagens exuberantes, principalmente na região da Serra da Mantiqueira e Serra do Mar. Para os que preferem o offroad mais intenso, o ideal é fazer a rota nos meses chuvosos, principalmente com previsão de chuva pelo caminho. Para os que desejam aproveitar os atrativos naturais, o ideal é fazer nos períodos de estiagem.

Obs: há uma balsa que faz a travessia entre Caquende a Capela do Saco. De acordo com o IER a mesma funciona de 7 as 12 e de 14 as 17:45. Mais infos pelo tel: (35) 3327-1081

• Φωτογραφίες Pinheirinhos (Passa Quatro)
  • Φωτογραφίες Garganta do Embaú
Divisa MG/SP
  • Φωτογραφίες Guaratinguetá
Ponte caída antes da Vila Embaú, trecho intransponível para veículos.
  • Φωτογραφίες Paraty - FIM!
Para voltar à Estrada Real
  • Φωτογραφίες Serra do Camapuã
  • Φωτογραφίες Lagoa Dourada
Prove o rocambole de Lagoa Dourada
Risco de atolamento
Entrar à direita
Retorno com segurança adiante
Na saída de SJdR, deixar a Estrada Real e seguir pela BR-265 até Rio das Mortes.
  • Φωτογραφίες Rio das Mortes
  • Φωτογραφίες Baependi
  • Φωτογραφίες Pouso Alto
  • Φωτογραφίες São Sebastião do Rio Verde
Relevar o marco da Estrada Real. A fazenda está com entrada restrita para veículos, seguir pelo asfalto até a ponte sobre o Rio Paraopeba
Relevar o marco da Estrada Real, seguir para Itamonte pela ponte. O caminho pela Estrada Real segue mais alguns km's e termina num pasto, nas proximidades de um rio que, por enquanto, é intransponível para veículos 4x4 (somente motos).
  • Φωτογραφίες Passa Quatro
  • Φωτογραφίες Itamonte
  • Φωτογραφίες Ouro Preto - Início
  • Φωτογραφίες São Bartolomeu
  • Φωτογραφίες Glaura
  • Φωτογραφίες Santo Antônio do Leite
  • Φωτογραφίες Miguel Burnier
  • Φωτογραφίες Ponte Pequena (São Brás do Suaçuí)

47 αξιολογήσεις

gweber 19 Απρ 2017

Bacana o relato, também vi seu blog. Parabéns pelas descrições. Estamos com um projeto de mapeamento da ER no OSM https://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Caminhos_Hist%C3%B3ricos#Estrada_Real, os seus comentários serão bem importantes para os nossos planejamentos.

Hélio Jr 19 Απρ 2017

gweber,
    interessante o projeto! se precisar tirar alguma dúvida em relação aos caminhos, estou a disposição. recentemente concluí o trecho dos diamantes e o de sabarabuçu

• Φωτογραφίες italosanss

italosanss 22 Μαϊ 2017

Bom dia, farei o caminho velho em agosto de 2017, sera minha primeira experiencia na estrada real, irei de moto, esse caminho que você compartilhou é fácil?
    Também quero seguir o mais original possível...
    Durante o percurso encontramos postos de combustíveis geralmente de quanto em quanto tempo?

Hélio Jr 22 Μαϊ 2017

italosanss,
    pela época que você pretende ir, será um trajeto bem tranquilo, vai encontrar só poeira pela frente. Agora, se quiser seguir o mais original possível, tem alguns desvios em que moto passa e carro não, mas a dificuldade aumenta um pouco.
    Sobre postos de combustíveis é tranquilo, todas as cidades possuem, você só não vai encontrar nos povoados e distritos pequenos. Se você ficar sem combustível durante a rota, é porque esqueceu de abastecer... rs
    Boa viagem!

gweber 23 Μαϊ 2017

italosanss

Nós terminamos de inserir todo o Caminho Velho no OpenStreetMap, https://www.openstreetmap.org/relation/6743607, a maior parte foi usando as planilhas disponíveis no site o Instituto Estrada Real. Usando um aplicativo como o http://osmand.net/ você pode ter todos os mapas você sem necessidade de conexão internet.

gweber 23 Μαϊ 2017

o link ficou errado: https://www.openstreetmap.org/relation/6743607

• Φωτογραφίες italosanss

italosanss 23 Μαϊ 2017

Muito obrigado pelas informações, vamos fazer de tudo para não ficar sem combustível...kkkkk...
    Eu e minha esposa estamos contando os dias para esta viagem, com certeza a paisagem é muito bonita...

• Φωτογραφίες Paulo Toscano Souza

Paulo Toscano Souza 17 Ιουλ 2017

Hélio, fiz o caminho em Dezembro 2016 em uma Defender90 saindo do Casa Branca (Pq do Rola Moça), passando todo caminho por terra e iniciando a ER entre São Bras du Suaçui. Da para fazer o caminho de Lagoa Dourada de carro até Tiradentes e de São João del Rey até Rio das Mortes dá pra fazer por terra, mas é necessário ter pelo menos dois carros e com guincho, pois tem um trecho com uma trilha mais difícil. Da para abortar essa trilha, retornando ao asfalto e fazer apenas um pedaço por terra. NO fim do ano volto para termiar o caminho em Paraty, já que tive um problema no freio em São Lourenço e não arrumei a peça. Excelente seu relato, parabéns !!!

Esse ponto da ER é top demais. Cheio de valas e com chuva fica muito top de fazer https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/estrada-real-caminho-velho-ouro-preto-x-paraty-15871380#wp-15871403/photo-9934167

Hélio Jr 17 Ιουλ 2017

Paulo Toscano Souza,

bom ter essas informações! Estou com planos de fazer novamente a rota, só que de moto. Aí dá pra ter uma ideia melhor desses caminhos que abortamos. No mais, espero que consiga cumprir o trajeto da próxima vez. Ah, como você deve apreciar uma boa trilha, pretendemos seguir até Cunha e de lá pegar um caminho alternativo que desce pra Ubatuba, tendo em vista que boa parte do trecho final da ER está asfaltado/calçado (mas de qualquer forma os cenários são incríveis). Boa viagem!

Hélio Jr 17 Ιουλ 2017

Paulo,
    era esse trecho que você comentou? Realmente é um dos mais interessantes. Como o tempo estava chuvoso, pegamos um bocado de barro neste pasto. Boas lembranças rs https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/estrada-real-caminho-velho-ouro-preto-x-paraty-15871380#wp-15871403/photo-9934167

• Fabio Almeida 4 Αυγ 2017

Boa tarde Pessoal,
    É possível fazer esse caminho com um carro de passeio comum?
    Obrigado.

Hélio Jr 4 Αυγ 2017

Fabio Almeida,
    não diria que é impossível, mas essa rota possui alguns trechos bem difíceis para carros de passeio. Talvez na seca seja possível, mas eu recomendo abortar os pontos críticos indicados na descrição.

• Fabio Almeida 4 Αυγ 2017

Obrigado pela informação Hélio!

• Φωτογραφίες William Rosa

William Rosa 4 Σεπ 2017

Encerramos o Caminho dos Diamantes este ano (fizemos uma parte ano passado). Ano que vem faremos o Caminho Velho, até Paraty. Temos um Suzuki Jimny (4x4). Boas dicas.

• Φωτογραφίες AndreChiarelli

AndreChiarelli 30 Σεπ 2017

I have followed this trail  επαληθεύτηκε  View more

Segui esse mesmo trajeto de moto
    Fiz em 3 dias!
    Show!!

• marcelobrce 9 Ιαν 2018

Muito bacanas os relatos, farei a ER em abril de 2018, em um Grand Vitara 4x4. Não consegui salvar os arquivos .GTM do site da ER no meu Garmin Nuvi, alguma dica?

• Φωτογραφίες Marcos Uzeda

Marcos Uzeda 25 Ιαν 2018

Fiz essa no início de janeiro/2018. Sai de Carrancas . Primeiro dia dormi em Passa 4. Cheguei em Paraty à noite, mas evita ter dormido em Cunha, antes de Paraty, para descer a serra durante o dia. Segui o mapa sem dificuldades. No estado de SP sem dificuldade alguma. E em Minas passei sem dificuldades. Passeio tranquilo.

• netinho pires 31 Ιαν 2018

Oi Helio, não estou conseguindo seguir, acho que não sei mexer nesse aplicativo, sai do Serro ontem dormi em ouro preto e hoje peguei seu mapa. Não rolou, me deixa dica aí. Estou em Entre Rios de Minas. Obrigado.

• Φωτογραφίες GiraMundo Aventura

GiraMundo Aventura 2 Απρ 2018

Fiz seu track no sentido inverso, de Paraty para Ouro Preto, no geral deu tudo certo os únicos pontos onde tivemos problemas foram dentro das cidades por causa das mãos das ruas mas ainda assim foi fácil de solucionar.
    Parabéns pela aventura e obrigado por compartilha-la!

• Φωτογραφίες GiraMundo Aventura

GiraMundo Aventura 21 Αυγ 2018

Track muito bom!
    Fiz seguindo no sentido contrário (Paraty - Ouro Preto) e o único problema que tive foram as contra-mãos nos centros das cidades, algo que já era esperado por estar seguindo no sentido invertido.
    Se quiserem ver um pouco de como foi minha aventura seguindo esse track assistam aos vídeos que produzi durante a viagem pelo link abaixo:

Hélio Jr 22 Αυγ 2018

Olá GiraMundo Aventura,
    pra quem faz no sentido contrário tem esse detalhe dos trechos urbanos. Mas também tem uma facilidade: os totens foram colocados no sentido Paraty x Ouro Preto, então fica mais fácil de se orientar por eles. Quem começa de Ouro Preto pode ter alguma dificuldade de se orientar pelos totens em alguns pontos.

Obrigado pelo feedback.

• oriental_center 5 Σεπ 2018

Você citou Passa Vinte em seu comentários, mas Passa Vinte não faz parte da estrada Real? Estou perguntando porque moro perto e se tiver algo sobre isto ficaria feliz em conhecer

Hélio Jr 5 Σεπ 2018

O Passa Vinte a que me refiro é um povoado ou bairro pertencente a Cruzeiro-SP. Sei que em MG tem um município com esse nome, a Estrada Real não passa por ele. Se você estiver falando do povoado, é só dar um zoom na região próxima a Cruzeiro e Vila do Embaú. Bons ventos.

• oriental_center 5 Σεπ 2018

Muito obrigado Hélio pelo esclarecimentos, estou falando da cidade Passa Vinte, e não do povoado que eu nem sabia, valeu, vou até lá ver pra conhecer, mas uma vez agradeço a sua atenção

• cesarlamm 1 Οκτ 2018

Estou planejando fazer esse track de Ouro Preto até Aparecida, em janeiro/19, de Compass 4x4, alguém fez o caminho de 4x4, recentemente? Pretendo fazer numa semana, para curtir as cachoeiras e povoados do interior, dicas são bem vindas. Abraço, César.

• Alan Frota 17 Οκτ 2018

Pretendo fazer os trechos caminho dos diamantes e caminho velho em 2019, a bordo de uma nova ranger 4x4. Provavelmente no mês de julho. Alguma orientação importante?

Hélio Jr 17 Οκτ 2018

Alan Frota,

somente o que está na descrição mesmo. Se quiser mais detalhes basta acessar o link:

• Flávio Pinto 5 Νοε 2018

Olá Hélio, temos planos de fazer este percurso saindo em 26/12/2018, ou seja debaixo de muita chuva.A viatura e um Troller com pneus originais, acredita que poderemos ter problemas?Desde já obrigado!

A propósito se houver casais com os mesmos planos e se interessarem por fazermos juntos será um prazer.

• Φωτογραφίες Marcos Uzeda

Marcos Uzeda 5 Νοε 2018

Achei o caminho muito tranqüilo de fazer. O WIKILOC está perfeito.
    Mas não acho legal fazer qualquer trilha sozinho.
    Vê se consegue um companheiro e levem rádio de comunicação.

Hélio Jr 6 Νοε 2018

Olá Flávio,

como disse o Marcos, o caminho é realmente muito tranquilo. Fizemos num Grand Vitara (modelo antigo) e não tivemos qualquer dificuldade. Se chover bastante no período, a única questão é que vai ter alguns trechos de estrada escorregadios, mas isso é só diversão num 4x4.

Sobre fazer sozinho, não vejo problema. É praticamente um estradão a maior parte do tempo, além de que você sempre está passando por alguma cidade ou vilarejo. E muitos trechos tem cobertura telefônica. Bom passeio!

• Flávio Pinto 6 Νοε 2018

Meu obrigado ao Marcos e ao Hélio pela atencao!

• drjoaomarcel 6 Νοε 2018

E aí galera ! Alguém anima seguir essa track fim do ano passar ano novo na praia ? Estou indo com minha noiva devemos sair dia 26/12/2018.

Se alguém animar chama no WhatsApp 31987984852

• Flávio Pinto 6 Νοε 2018

Olá bom dia, fiz o convite alguns comentários acima TB, temos o msm plano.Meu tel 31 99922 7380, faça contato pra desenvolvermos a ideia.Abc.

• Φωτογραφίες Paulo Toscano Souza

Paulo Toscano Souza 6 Νοε 2018

Flávio, fiz a parte da ER partindo de Casa Branca, por dentro (evitando a BR040) , até Tiradentes. Neste caminho você sai em Entre Rios de Minas e por lá já segue pela ER até seu destino final. Fiz em NOvembro de 2016, inclusive melhor época, sem poeira e muita muita chuva. Zero risco e você sempre está perto de fazendas, cidades menores, etc. POde ir tranquilo e na fé. Bom caminho. Segue um videozinho que fiz.

• Φωτογραφίες Rodrigo S Domingues

Rodrigo S Domingues 14 Νοε 2018

Muito fácil de seguir, bem descrita a trilha e uma excelente vista

• Flávio Pinto 14 Νοε 2018

Em que época do ano vc a fez Rodrigo?

• Φωτογραφίες Gustavo_SB

Gustavo_SB 19 Νοε 2018

Olá Hélio,
    Chegou a fazer a viagem somente com uma viatura? é tranquilo de fazer, já que não possuo guincho?
    Parabéns pelo BLOG!

Hélio Jr 19 Νοε 2018

Olá Gustavo,
    fomos em uma viatura somente. O trajeto é bem traquilo, não há trechos de "trilhas", a maior parte é por estradinhas vicinais, algumas em melhores e outras em piores condições. Neste período de chuva pode ter muito barro, mas qualquer 4x4 com reduzida vence com facilidade. Guincho é desnecessário.

Zorzetto 8 Δεκ 2018

Gustavo gostei vou usar como referencia, agora em Janeiro de 2019.

• FrancisCipó 11 Δεκ 2018

Também vou em janeiro 19, usando a log do Hélio. Vou de tr4 original

Zorzetto 12 Δεκ 2018

Grande Cipó quase que coincidiu nossa viagem pois vou iniciar a Expedição no dia 13/01/2019 e devo chegar em Paraty no dia 21/01/2019. Depois vou passar por aí para trocar algumas informações.
    Vou usar a trilha do Gustavo como referencia.

Abraço e boa viagem.

• FrancisCipó 12 Δεκ 2018

Obrigado, Boa viagem!

Zorzetto, você já definiu suas paradas?

Zorzetto 12 Δεκ 2018

Sim vou te mandar pelo whatts

• Φωτογραφίες Igor David A.B Vieira

Igor David A.B Vieira 15 Δεκ 2018

Pretendo fazer em Março 2019 usando seu log. Muito boa explicação!